segunda-feira, 16 de abril de 2012

"Cerrado Fashion Week: Povos kalungas inspiram coleção de designers goianos"


Treze estilistas foram convidados para fazer uma coleção especial na 3ª do Cerrado Fashion Week. O desfile aconteceu na última quinta-feira 12, no Shopping Bougainville, em Goiânia, onde também acontece nesta sexta-feira o quarto e último dia de evento.

Any Brasil, Audie Dayves, Dora Lemes, Juliana Mendonça, Léo Silva, Lorena Braga, Marcelo Guimarães, Polly Fernandes, Silvio Marinelli, Thaís Maciel, Théo Alexandre, Vicki Ribeiro e Waldik Habson, tinham como desafio construir looks inspirados na região dos Kalungas.

Para desenvolver a coleção, os estilistas tiveram apoio de Suely Calafiori, coordenadora de Desfile dos Estilistas Goianos e de Novos Talentos do Cerrado Fashion Week. Cada designer fez sua leitura do tema, o que deixou a apresentação diversificada e pontuada por imagens marcantes.

Os Kalungas são descendentes de escravos fugidos e libertos das minas de ouro do Brasil central que formaram comunidades auto suficientes e viveram mais de duzentos anos isolados em regiões remotas, próximas à Chapada dos Veadeiros. Hoje, existem três comunidades principais nos municípios de Cavalcante, que concentra o maior número de pessoas, Teresina de Goiás e Monte Alegre de Goiás.