Nessa quinta-feira (01.12), mais de 260 galerias e 2.000 artistas chegam a Miami para a décima edição da Art Basel, uma das principais datas no calendário anual de artes. O evento é o irmão mais novo da feira de artes homônima, realizada sempre em junho, em Basel (Suíça).

A moda também comparece: grifes apresentam suas parcerias com celebrados artistas, entre exibições de filmes de moda e lançamento de revistas, pretexto para algumas das várias festas do quatro dias da Art Basel Miami Beach. Confira alguns dos highligths abaixo:

Rosto da Pringle of Scotland, Tilda Swinton arma com a grife escocesa de tricôs uma festa para Liam Gillick no Webster, destino dos fashionistas em Miami, na sexta-feira (02.11). O artista britânico assina coloridos acessórios e cashmeres para a Pringle, que estarão na pop-up da grife, na Design District (região de Miami que concentra galerias e restaurantes) – Berlim e Milão são as próximas paradas da loja temporária da marca em 2012.

A Dior também apresenta parceria artsy (sua primeira) durante a feira de arte. A maison francesa somou forças com o artista alemão Anselm Reyle, que deixou sua marca – estampas camufladas e cores cítricas cores – na bolsa Lady Dior, sapatos, lenços e braceletes da grife, além de paleta de sombras e esmaltes. As peças, que serão lançadas em janeiro, estarão à venda antes, na pop-up da grife, também instalada no Design District, durante a Art Basel.

Diane Pernet leva a Miamiu o festival A Shaded View on Fashion Film, que tem o Centro Pompidou (Paris) como seu palco oficial. Na quinta-feira (01.12), ela arma jantar e exibição no Delano, em noite beneficente que apoia a pesquisa pela cura da Aids. No elenco dos filmes que ela apresenta ali, nomes como Drew Barrymore, Daphne Guiness e Vivienne Westwood.

Empreitada do trio Alexia Niedzielski, Elizabeth Von Guttman e Charlotte Casiraghi (filha da princesa de Mônaco e capa da Vogue francesa de setembro), a Ever Manifesto é uma publicação de temática sustentável, que já contou com a diretora criativa da Gucci Frida Giannini e a editora da Vogue italiana Franca Sozzani entre suas colaboradoras. Na quinta-feira (01.12), Alexia e Elizabeth oferecem um jantar no Webster em torno da publicação, que tem sua nova edição inteiramente dedicada ao bambu e Stefano Tonchi, da revista W, como editor convidado.

A Van Cleef & Arpels está por trás de uma noite dedicada às artes que apoia o Wolfosoniam Museum (Flórida), ao lado da artista italiana Vanessa Beecroft. A joalheria francesa convidou para a curadoria do evento Neville Wakefield, que, por sua vez, escalou Nick Cave. O resto, ainda é surpresa.