segunda-feira, 7 de novembro de 2011

"Lady Gaga: EMA 2011"

Lady Gaga roubou a cena na premiação do MTV Europe Music Awards, ou EUA, realizada na noite deste domingo (06) em Belfast, Irlanda do Norte, faturando quatro do seis prêmios a que concorria, um a mais do que na edição de 2010.

A exuberante cantora nova-iorquina, de 25 anos, foi eleita nas categorias de melhor artista feminina, melhor música, melhor vídeo ("Born This Way"), além de levar o principal prêmio do público, batizado de "Maiores Fãs", uma nova categoria criada este ano.


Lady Gaga em seu figurino especial, na lua, para o Europe Music Awards

"Eu sabia que esta música ['Born This Way'] era muito especial quando a escrevi, e simplesmente não sabia quando comecei (...) como isso tudo seria especial para mim", disse Gaga, chorando, ao receber o prêmio de melhor canção diante do público que lotava a Odissey Arena.

O show da cantora na premiação deixou eufóricas as quase 20 mil pessoas que assistiram ao evento, ansiosas por ver suas participações, sempre peculariares. E ela não decepcionou. Em cima de uma lua gigantesca e rodeada por uma paisagem lunar, Lady Gaga cantou "Marry the Night" elegantemente vestida com um traje circular grená, que escondia seu rosto.

Outro dos grandes vencedores da noite foi o cantor Bruno Mars, que levou o prêmio de artista revelação e o de melhor "push", algo como o artista que teve maior avanço na carreira durante o ano.

Para deleite das adolescentes, Bieber também ganhou dois prêmios, o de melhor artista pop e melhor artista masculino. O ídolo juvenil recebeu ainda o prêmio "MTV Voices", em reconhecimento ao seu trabalho solidário, prêmio partilhado com o Fórum da Juventude da Irlanda do Norte.

As atenções também estavam voltadas para ele por causa de uma mulher que diz ter tido um filho com o adolescente. "Falou-se muita merda a meu respeito ultimamente, mas superei!", disse ele ao receber o segundo prêmio.

A atriz e cantora Selena Gomez, namorada de Bieber, foi a apresentadora do evento. O casal já havia sido fotografado junto na véspera em Belfast, num sinal de que o relacionamento não foi abalado pelas recentes notícias.

Panorama distinto na Irlanda do Norte

A chegada da MTV à capital da Irlanda do Norte teve também uma suave tintura política, outro reconhecimento de seu bem-sucedido processo de paz e da sua contribuição para o mundo da música. Deste pequeno cantinho da Europa ocidental saíram artistas como Van Morrison, Stiff Little Fingers e The Undertones. "A ideia de a MTV chegar aqui tem o objetivo de dar a este lugar uma nova visibilidade e um reconhecimento internacional através da música, que nunca teve", explicou o diretor da MTV, Raffaele Annecchino.

O grupo de rock californiano 30 Seconds to Mars foi premiado como melhor grupo alternativo e melhor presença de palco. Katy Perry foi escolhida como melhor artista em apresentação ao vivo. Eminem repetiu seu prêmio de 2010 como melhor artista do hip-hop, e o Linkin Park ganhou como o melhor grupo de rock. Mais de 150 milhões de espectadores da MTV votaram e decidiram a maioria das categorias.

Lady Gaga durante show na festa da MTV

Mantendo a veia nostálgica, a MTV reconheceu com o prêmio de "Ícone Global" para a banda Queen. Diante da dúvida da participação do cantor Paul Rodgers, que entre 2005 e 2009 saiu em turnê com o grupo no lugar de Freddie Mercury, o Queen surpreendeu a todos quando subiu ao palco com Adam Lambert, do programa "American Idol", e tocou os clássicos "The Show Must Go On", "We Will Rock You" e "We Are the Champions" para encerrar a noite.

"Estávamos aqui no nascimento da MTV", disse May. "Que maravilhoso para nós é estar aqui 40 anos depois (...), e aqui em Belfast, que está finalmente mostrando sua beleza e dando um exemplo ao mundo ao encontrar, em meio à dor e à tragédia, o princípio da verdade e da paz."

A festa começou com o grupo britânico Coldplay, que cantou "Every Teardrop is a Waterfall", o primeiro single de seu último trabalho de estúdio, "Mylo Xyloto". Logo depois, Selena Gómez – que ao longo da noite usou pelo menos oito roupas, em meio a lasers e labaredas que iluminavam o cenário – chamou as meninas do programa da MTV "Jersey Shores", que declararam Perry como a primeira ganhadora da noite.

A partir daí, tudo girou em torno de Lady Gaga, amenizado por outras atuações como a do Red Hot Chili Peppers, que tocou "The Adventures of Rain Dance Maggie", de seu ultimo álbum "I'm With You", e dos heróis locais, os norte-irlandeses do Snow Patrol. Houve também um tributo em vídeo à cantora britânica Amy Winehouse, morta em julho aos 27 anos.