quarta-feira, 16 de novembro de 2011

"Confirmado: Tamara Mellon deixa Jimmy Choo"

Tamara Mellon deu um passo grande – e, desta vez, já não se sabe se foi com sapatos Jimmy Choo. É que os rumores que diziam que ela estaria prestes a deixar a marca de acessórios de luxo estavam certos. Ela deixa, até o fim do mês, a marca que ajudou a criar em 1996. Joshua Schulman, CEO, sai também, mas deve permanecer no cargo até o começo de 2012.

A notícia chega após a venda da grife para o grupo Labelux, que aconteceu em maio deste ano, numa transação estimada em US$ 850 milhões (algo como R$ 1,5 bilhões).

Co-fundadora e um dos nomes creditados pelo crescimento global da Jimmy Choo, Tamara esteve por 16 anos à frente da marca. Além de executiva, era uma espécie de embaixadora, chegando até a posar para campanhas da grife.

No início de 2011 ela chegou a afirmar ao WWD: “nenhum dos arrematantes quis comprar a marca sem minha presença dentro dela”. Mas, apesar da noção de que Tamara seria peça-chave para funcionamento da marca, o CEO da Labelux, Reinhard Mieck, acredita que sua saída não será um empecilho para o desenvolvimento futuro da grife. “Com uma transição bem sucedida, nós respeitamos o desejo deles de seguir em frente com outros desafios”, diz o comunicado oficial divulgado pelo grupo. Ainda de acordo com Reinhard, Tamara deve se desfazer das ações da Jimmy Choo que possui (atualmente, 18%).

Apesar do anúncio de saída envolver dois cargos diretamente envolvidos, a Jimmy Choo garante que Tamara e Joshua seguirão caminhos profissionais distintos. Enquanto Sandra Choi e Simon Holloway continuam na direção criativa da marca, ela deve anunciar seu novo CEO nas próximas semanas. Quanto à posição de Tamara, não será preenchida por ninguém.

“Para nós da unidade de retail da JHSF foi um grande prazer trabalhar no último ano com Joshua Schulman e Tamara Mellon. A Jimmy Choo, como muitas grandes marcas de luxo, é extremamente sólida e bem sucedida e tem em seu nome e produtos uma enorme força. O grupo Labelux manterá todo o comprometimento assim como nós para o sucesso e crescimento da marca”, diz Malu Pucci, diretora de operações da unidade de retail e responsável pela marca no Brasil. Agora é aguardar para saber em que direção Tamara Mellon deve dar seus próximos passos.