quarta-feira, 21 de setembro de 2011

"A volta do Grunge"

Kurt Cobain, além de influenciar milhões com suas palavras e composições, também inspirou muito gente a se vestir -e sua influência é vista até hoje, usada até por gente que (talvez) nunca ouviu falar em Nirvana.

A marca registrada do grunge eram as camisas de flanela xadrez, uniforme oficial dos seguidores do estilo até hoje. Grunge, em inglês, significa “sujeira”. E era extamente essa vibe que as roupas passavam, mas na vida real você não precisa espantar todo mundo. No mundo fashion, por exemplo, ela tem sido usada também em algodão, com modelagem masculina (seguindo o estilo boyfriend).

Kurt gostava muito também de usar calças rasgadas e costuradas com retalhos de outros tecidos. Jeans foi um grande marco dos anos 90, e no grunge, eram rasgadas mesmo.

Os tênis estilo Converse (ou All Star no Brasil) foram popularizados por Kurt Cobain. Originalmente eram tênis de basquete, e hoje em dia são intimamente relacionados ao rock. Tanto que a própria marca Converse All Star lançou uma linha com tênis inspirados nos que Kurt Cobain usava, com um autógrafo estampado. Esse tipo de tênis é tão usado que qualquer pessoa tem um que usa todo dia, ou no fundo do armário.

O estilo grunge também foi a inspiração da Espaço Fashion para desenvolver a coleção “As you are” para a C&A “Quando decidimos trabalhar a tendência neogrunge, logo nos veio à cabeça os ícones do movimento e, claro, o Nirvana. Come as you are é a música que mais nos marcou nessa época e é um referencial para todos. Daí, o título. “ explica Camila Bastos, diretora de criação da marca.

O grunge fez a sua volta triunfal com o xadrez, o jeans surrado e a blusa com cara de que não é lavada há dias. Lembrando muito o início da década de 90, os coturnos começaram a disputar com as sapatilhas e ganham cada dia mais adeptos. Está achando que a bota fechada ficou pesada demais? O clima não está colaborando? Deixe os cadarços desamarrados! É o que famosas como Rachel Bilson e Lindsay Lohan estão fazendo.