sexta-feira, 24 de junho de 2011

"Yohji Yamamoto at work: nova exposição do estilista abre em Londres"

A grande exibição solo de Yohji Yamamoto no Victoria & Albert Museum de Londres ainda nem terminou e uma nova mostra sobre o estilista já abriu na capital inglesa, desta vez revelando outro lado de seu trabalho. Yohji Yamamoto at Work, exposição da Fashion Space Gallery, recria o ateliê do designer e fecha a temporada sobre o criador japonês em Londres.

Com foco no processo de criação de uma só peça – um vestido preto, sem mangas e drapeado da coleção de Outono/Inverno 2010/2011 -, o show faz uma espécie de trajetória invertida da vida de Yohji: a peça pronta está na porta principal do prédio e é a primeira coisa que o visitante vê. Ao chegar no espaço da galeria, ela vai sendo desconstruída. Passa a ser um molde, um tecido, um conceito. Passa pelo material até virar apenas uma ideia.

A exibição se divide em três partes – Apresentação, Construção e Inspiração – e inclui mobiliário e materiais originais do estúdio de Yamamoto, além de fotografias que ilustram as paredes, o que gera uma atmosfera similar àquela em que suas coleções são realizadas.

A Fashion Space Gallery tem um espaço físico relativamente limitado, mas conseguiu criar uma mostra que vai além dos limites espaciais e também temporais, instigando os visitantes a refletirem sobre o que significa, de fato, criar moda.

Yohji Yamamoto at Work vai até dia 6 de agosto e é uma colaboração entre o London College of Fashion e o Victoria and Albert Museum, com a curadoria de Magdalene Keaney e Ligaya Salazar. A galeria fica no prédio principal do London College of Fashion, na John Princes Street, no centro de Londres.



Fonte: Elle