segunda-feira, 30 de maio de 2011

"Louis Vuitton: original x falsa"

Louis Vuitton, recentemente foi eleita a marca mais poderosa do mundo. Na verdade nem precisava de números para saber disso, basta sair na rua e vê centenas de pessoas com bolsas da marca. Porém, como saber se é original ou falsa?

Podemos começar pelos vendedores, que claro se for verdadeira não as vende por um preço excessivamente baixo. Ninguém em sã consciência compra uma bolsa Louis Vuitton por 2,000 a 3,000 reais e a vende por 450, com plástico na alça.

Desconfie também daqueles que dizem que a bolsa foi presente, e portanto não possuem a nota fiscal. Um presente neste valor só tem garantia se a nota fiscal foi apresentada.

E como identificar as originais?

As bolsas Luis Vuitton originais monograma possuem alças em couro cru, que vão escurecendo com o tempo. Os modelos monograma são de lona (e não de couro como os desavisados teimam em dizer). Vendedor que anuncia bolsa monograma e diz que é 100% couro mostra que não conhece nada, e dificilmente estará vendendo um produto original. Também podem ser em couro EPI, lona ou jeans.

Possuem fechos dourados e banhados a ouro. Todas as bolsas e carteiras, sem exceção, possuem número de série. Esses números a identificam como verdadeira, e ficam escondidos em algum lugar da bolsa ou carteira, e este lugar varia de acordo com o modelo. É um número composto por 2 letras e 4 números, e nada tem a ver com aquele número que vem num cartãozinho de papelão. Este número deve estar gravado no couro da própria bolsa.

Fique atento também ao acabamento. As bolsas de 2ª linha têm um acabamento deplorável, e as de primeira se aproximam mais das originais. A costura, o zíper, os elioses da bolsa, e a própria tonalidade.

A LV não pendura etiquetas nas alças e nem coloca plásticos nas bolsas. As bolsas são armazenadas em gavetões nas estantes das lojas, e ao adquirir uma, virá somente com um saquinho protetor, de feltro ou material semelhante.

Não se deixe enganar: é melhor você comprar uma bolsa sem marca do que uma LV falsa e fazer feio. Quem conhece, sabe distinguir uma réplica de longe.