segunda-feira, 4 de abril de 2011

"Zadig & Voltaire: Rock e Literatura"

Pegue o clássico americano jeans + T-shirt, acrescente certo “je ne sais quoi”, misture com referências literárias e tempere com uma atitude rock’n’roll. Voilà! O resultado é Zadig & Voltaire, a marca francesa que de comum não tem nada, a começar pelo nome, uma homenagem à obra do autor iluminista, que ironiza as aspirações burguesas do século 18. Um jogo de palavras inusitado em um universo fashion acostumado a frivolidades.

Para entender a grife, é preciso encarar as contradições que fizeram dela um fenômeno mundial, o suprassumo do cool. Fundada em 1997 por Thierry Gillier (à esquerda), sobreviveu à logomania do começo do milênio com coleções que emanavam sobriedade em tempos de muita opulência. O desejo de democratizar o luxo levou Thierry a buscar referências clássicas e a reinventá-las. Cardigãs de cashmere, jaquetas de couro e jeans podem ser mesclados, desde 2008, a itens da Zadig & Voltaire DELUXE, como casacos de pele e sapatos com caveiras de cristais.


Foi na simplicidade das peças atemporais, que agradam em cheio a uma geração de fashionistas famosos e anônimos, que o designer encontrou sua vocação. Carla Bruni-Sarkozy adora as camisetas, Kylie Minogue não vive sem os jeans, Marion Cotillard é fã dos acessórios e Eva Longoria coleciona os suéteres. Russell Crowe, Sting, Chloë Sevigny e Katy Perry também figuram no rol de celebridades que costumam desfilar os looks da Zadig no dia a dia.

Desde o princípio, a marca flerta com o rock, o que acabou levando a criação de um selo próprio para produzir artistas independentes. Segundo Gillier, a Zadig & Voltaire Music “não se limita a compilar músicas, como costumam fazer as outras grifes”. Ela vai além. A primeira banda a integrar o elenco é a Playground, com seu segundo álbum, Nightology.

A influência musical também dá o tom às incensadas campanhas publicitárias, estreladas por lindos casais da cena independente. Já foram garotos-propaganda Sean Lennon, Charlotte Kemp Muhl, Mark Ronson e Josephine de la Baume. Agora é a vez da dupla The Kills, formada por Alison Mosshart e Jamie Hince (mais conhecido por ser o par de Kate Moss).

Olivier Zahm, da cultuada Purple Magazine, assina os cliques, rigorosamente em P&B, registrados em Paris, no parque Monceau. As fotos têm um perfume dark e um quê de melancolia rebelde, que combinam perfeitamente com o mood da coleção, um mix entre o rigor militar e o folk despojado, com inspiração setentinha. Afinal de contas, para a Zadig & Voltaire, música e moda são mesmo um parfait d’amour.


Fonte: Elle