terça-feira, 15 de março de 2011

"Processo de Montagem - Book de Coleção"

Afinal, o que é um book de coleção? Sua definição correta seria: "book ou dossiê é a documentação detalhada do projeto de uma coleção de produtos de moda". Porém, sabemos que se trata muito mais do que apenas reunir croquis em uma pasta, além de apresentar desenhos definitivos, é também transmitir o conceito da coleção, com informações necessárias à viabilização da produção.

Elaborar um Book, requer planejamento, pois uma de suas funções é comunicar. Existem três canais que precisam ser explorador no book: fator emocional, técnicos e funcionais. Algumas destas etapas podem ser ampliadas ou excluidas dependendo do objetivo do projeto: acadêmico ou profissional. Podemos dividir as informações em três partes: proposta, empresa e projeto da coleção.

A necessidade de um book ser bem elaborado, é para que o observador compreenda as mensagens conceituais tendo uma visão ampla e ordenada da coleção.

Por isso, os primeiros passos para o seu desenvolvimento são a organização e o planejamento. Deve-se pensar com cuidado no tipo de papel a ser usado, no tipo de encadernação e formato do volume, na seqüência lógica de manuseio e visualização das páginas, nas características do desenho, enfim, em todos os elementos que possam influenciar na linguagem visual e na unidade do volume. A seguir, a sequência e o processo de montagem:

CAPA

Contendo sempre, Book de Coleção.

Nome da Marca, Nome da Inspiração, do Aluno e da Universidade.

A ambiência é de acordo com a inspiração, tema e a marca.

PROPOSTA

Explicando, não muito detalhado, o que vai conter na coleção.


MARCA

Apenas o Layout da marca e a Estação.



PAINEL DA MARCA

O painel da marca, é sempre o mesmo, não muda de coleção para coleção, ou de estação.
O painel, define a sua marca.



BRIEFING DA MARCA

"Relatório em que estão colocados os dados necessários para elaboração de uma campanha de comunicação.Briefing não é a resposta de um questionário, mas um relatório, ou seja, relatar sobre determinados enfoques".
O Briefing serve para, encontrar e sistematizar a informação,
pois estas
estão dispersas, parte no cliente, parte no mercado, parte na pesquisa, etc.




INSPIRAÇÃO

Contendo apenas o tema, ícone e nome da inspiração.



BRIEFING DA COLEÇÃO

Nome da Inspiração, Equipe de Criação, Estação, Tema de Coleção, Inspiração, Conceitos da Coleção, Proposta, Formas, Cores, Tecidos, Aviamentos e Acessórios. Enfim, deve conter tudo o que tem na coleção, tudo que foi utilizado como inspiração, materias, etc.



PAINEL DA COLEÇÃO

A partir do Painel de Coleção e de toda pesquisa desenvolvida no trabalho é possivél desenvolver a parte prática da coleção, os croquis.



MEMORIAL DESCRITIVO

É um pouco parecido com a Proposta, mas contém explicando sobre o porque das cores, tecidos etc.


CARTELA DE CORES

A cartela de cores, é obrigatório da Pantone, contendo Nome, Código e a Amostra, não pode ter textura, ou qualquer coisa que atrapalhe a ter uma visão da cor. Em caso de tecido tingido de variadas cores, a cor a ser acrescentada na Cartela é a que prevalecer. Em uma Cartela de Cores, é obrigado as cores Preto e Branco.



CARTELA DE TECIDOS

É aonde coloca-se amostra dos tecidos utilizados em toda a coleção.




PAINEL DE AVIAMENTOS

Pode ser fotografado ou tirado da internet, contanto que contenha ambiência coerente uma com a outra.



CROQUI

Aonde se coloca os desenhos da coleção.
Coloquei apenas o croqui que foi confeccionado.




FICHA TÉCNICA

É aonde se tem mais dúvidas, afinal, para que serve a ficha técnica?
As informações que vão conter na fica técnica dizem respeito à utilização desse produto para o consumidor final, para sua fabricação as informações serão ainda mais técnicas, como; quantidade de filamentos de tungstênio, números de pólos, espessura da cúpula de vidro boro-silicato (bulbo), tipo de gás interno argônio ou nitrogênio, pressão empregada, e etc. Percebemos acima que temos informações que são técnicas para o consumidor final, porém para a industrialização ou fabricação desse produto, elas serão muito mais detalhadas e especificas.
Afinal, uma costureira, não tem a formação que um Designer, e pode não entender o Croqui e não dar o desejo esperado na finalização da coleção.


JUSTIFICATIVA DO ACESSÓRIO

Quando uma coleção contém Acessório é necessário como todo o resto, conter a justificativa do tal.




RELEASE

O Release é quase um poema, é a parte do book que precisa ser mais elaborada. Não só no ramo de moda, o release é utilizado em toda empresa que necessita publicar a marca. O release é aonde as pessoas vão ler e compreender a sua coleção. É aonde voce anúncia e chama a atenção do público para a sua coleção.


PRODUÇÃO DO DESFILE

É a parte final do Book, aonde você escolhe, imagina, cria, a ambiência do seu desfile, e também a escolha de modelo, maquiagem, tudo de acordo com a coleção, sempre.


Podemos concluir que o book é o primeiro veículo comunicador do conceito da coleção. Assim, antes de dar início à confecção do book ou dossiê é fundamental ter clareza da linguagem visual mais adequada para a comunicação desta carga simbólica.

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